Cuidando do produto

images (1)

A excelência do trabalho oferecido é um pré-requisito que vem antes mesmo da postura empreendedora. Conhecer o mercado, os clientes, os meios e a postura profissional, é preciso que seu produto seja bom. Por exemplo, sabemos que o cliente quer ter uma aula de música. Quais são os seus diferenciais? O que você pode oferecer ao cliente que o atraia para a travessia da ponte? Comodidade? Você vai dar aula na casa do cliente? Personalização do serviço? Diversas opções de pagamento? O que você tem que possa interessar a este cliente?

1338814192746

A personalização dos serviços é a grande tendência do comercio nos dias de hoje. Em tempos de e-comerce, esperar que seu cliente vai se moldar a maneira de trabalhar que você considera correta é absorver-se num estrelismo que não tem espaço mercadológico. Procurar atender às necessidades e desejos dos alunos também é fundamental. Se o aluno é seu cliente, é extremamente valioso entender seus anseios, entender o que desejam enquanto repertório, quais as finalidades do estudo, pode-se estipular prazos para tocar bem as músicas que mais gosta.

Seu comprometimento moral e social com seu cliente deve acompanhar seu trabalho. De maneira incondicional e sem a necessidade de explicitar isso ao cliente. Se você é músico, artista e conhecedor da cultura do seu instrumento, deve transmitir ao seu aluno, seguindo o exemplo acima, mais do que o conhecimento. Informação e técnica é premissa da aula de instrumento. Mas fazer o aluno ingressar no universo da música, tornando o gosto dele mais

download (1)

seleto e abrindo-lhe o ouvido crítico. O comprometimento moral é entendido a medida que seu aluno sente-se uma pessoa melhor a cada dia que toca seu instrumento. Inspirar e gestar valores a partir da prática musical é uma via interessante de elevar seu trabalho a outro nível. Alguns alunos não querem tornar-se virtuoses, querem apenas um lazer, outros querem sentir-se confiantes, outros querem o gostinho de se superar a cada dia, outros precisam de um amigo em que possam confiar e usam da música pra isso. Há uma série de situações em que seu comprometimento profissional, ético, moral e social podem ser um grande diferencial. Você está consciente disso quando se diz conhecedor dos seus consumidores? Está preparado para este mercado? Veja bem, estamos usando de exemplo a situação de educação musical, mas o mesmo raciocínio se aplica ao público ouvinte. Falaremos disso no próximo artigo.

Quer ajudar o Grupo ViolãoBrasil?  Inscreva-se no nosso canal!

youtube

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s