Dançando conforme a música

Gerenciamento-Integracao-Projeto1

Viver de música muitas vezes parece um sonho distante e inviável. Especialmente em um país no qual a cultura mercadológica é tão definidora e determinante. Esta lógica de mercado parece determinar que música boa é aquela que pode se vender facilmente  e render muito lucro para a industria. Logo o que resta para os músicos que se preparam e dedicam-se a constante busca pela excelência é um forte sentimento de frustração e desvalorização.

Contudo, há um ponto importante diante dessa realidade. Nesse caso “dançar conforme a música” não significa a típica prostituição do músico que precisa tocar o que não gosta para que possa vender e receber o que precisa pra sobreviver. Essa dança significa entender como as regras funcionam e usar delas para suplantá-las. É preciso ser bom músico, mas também um empreendedor ousado, pois nesse caso a música é o produto que pensamos, criamos e vendemos. Seja ele no formato da performance, no formado do aprendizado, ou qualquer outro.  O músico é a “fábrica” cultural que precisa ser cuidada e conduzida conforme surgem as necessidades.

downloadA primeira de todas as necessidades é conhecer-se. Entender-se enquanto músico e ter, de maneira clara, como será a dinâmica de seus trabalhos e estudos. Isso tudo vem culminar em uma prática comum das empresas, especialmente as mais bem sucedidas. O Planejamento! Ele deve existir de maneira contínua e dinâmica na vida do músico empreendedor. Isso está alem de um cronograma de estudos ou de uma agenda de trabalhos. Sonhar, ter vontades, alguns tipos de metas, também não é planejar no sentido que estamos dizendo aqui.  Mas então, o que é planejar?

Quer ajudar o Grupo ViolãoBrasil?  Inscreva-se no nosso canal!

youtube

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s