Fazendo contatos

projeto

            Dizia o poeta, “ninguém é feliz sozinho”. Com música podemos dizer também, ninguém é músico sozinho (que pra nós quer dizer a mesma coisa). Após conhecer o mercado, os consumidores e os meios de chegar a eles. E entender um pouco dos valores e preços, é preciso ficar atento a um aspecto de igual importância. Contatos. Há quem possa compreender este aspecto como aquela tradicional “puxação de saco” das pessoas certas. Não! Não estamos fazendo referencia a essa prática desesperada e antiprofissional. O que significa “contatos” quando pensamos no aspecto empreendedor do músico? Peço licença aqui para mais um clichê, “pra ser lembrado é preciso ser visto”. É preciso coragem e uma pequena dose de insanidade para expor-se, encarar novos desafios, compreender fracassos de percurso, usá-los para crescimento, e neste processo gradual de amadurecimento, cultivar boas amizades.

Mais do que companhias agradáveis, boas amizades é um reflexo. Estar coeso e congruente com a realidade, ter a humildade de reconhecer o grau de excelência em que estilo001-cumprimentovocê se encontra profissionalmente. Manter a postura profissional acima de qualquer adversidade, preservar a ética, a educação, bom senso e a honestidade de cumprir prazos, cumprir horários, cumprir pagamentos, trabalhar organizadamente, sistematicamente… tudo isso são atitudes que vão refletir na imagem profissional que você vai criar para colegas de trabalho e clientes. Sempre que recordarem de você por um bom aspecto do seu trabalho, que está além da qualidade do trabalho, você estará assegurado por uma “boa amizade”.  Essa é a rede de contatos que deve fazer parte do músico empreendedor.

Organizar-se é um ponto importantíssimo. Uma recomendação sincera do Grupo ViolãoBrasil é a caderneta de anotações. Visite um ensaio ou uma reunião do grupo, certamente verá alem de outras coisas uma ou duas cadernetas pequenas, pessoal, que carregamos pra lá e pra cá. Qualquer bate-papo onde surgem boas ideias, vai pra caderneta. Contas, pagamentos, valores, pautas… tenha esse espírito organizador. Isso vai te ajudar a criar sua credibilidade profissional.

downloadÉ importante lembrar que todos esses aspectos são válidos além da qualidade do trabalho.  Se o seu foco de trabalho é a performance, por exemplo, estamos considerando que sua performance é de altíssimo nível, de qualidade mais refinada que se possa esperar do seu ramo e um pouco mais. Tendo essa excelência conjugada com essa postura empreendedora, os frutos a colher serão deliciosos. Fique atento ao próximo artigo.

Quer ajudar o Grupo ViolãoBrasil?  Inscreva-se no nosso canal!

youtube

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s