Grupo ViolãoBrasil

ViolãoBrasil no uruguay

   Formado pelos violonistas Elissom Barbosa, Lourival L. Junior, Matheus Pezzotta e Rafael Brides, o Grupo ViolaoBrasil surgiu no início de 2013 quando foi premiado com o Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura. Em pouco tempo, os quatro alunos da UNESP dariam inicio a uma carreira embasada no entrosamento de quatro violonistas que não se limitam apenas ao talento e técnica musicais, mas sim, buscam um trabalho único e peculiar de contato intenso e transformador com a música brasileira. Consequentemente, o grupo tem se destacado no cenário violonístico nacional e internacional por conta de sua musicalidade e sonoridade autênticas.

     O Grupo, em articulação com as leis de incentivo à cultura, tem realizado oficinas de violão, de música brasileira e arranjo pelo interior do Estado de São Paulo, tem participado dos festivais de violão mais importantes do mundo, como o XXI Koblenz Internacional Guitar Festival & Academy em Koblenz, Alemanha. A trajetória do grupo levou-o a realizar concertos dentro e fora do país. Com arranjos inéditos e composições próprias, o grupo se aproxima do público e com um convite sutil o leva a conhecer diversas épocas e tendências. O Grupo ainda faz um trabalho em busca da valorização da nova geração de compositores do país.

     Também sob o ideal de movimentar o cenário violonístico dentro do alcance de suas ações e produções, procura promover não só a difusão cultural como a educação musical e social. Para ser violonista é necessário “ ter paciência de um monge, nervos de toureiro e energia de dono de Bordel ” (Jascha Heifetz). Contudo, para apreender essa realidade é necessária uma vivência cultural despojada de comodismo e projeções que fogem a realidade do dia a dia do músico hoje.

     Sendo assim, o grupo se propõe a fomentar e se articular para gerar situações de vivência cultural em diferentes nichos. Dentre as vertentes do trabalho do grupo destacam-se, concertos a espetáculos integrados, no qual a interação entre música, dança e teatro gestam um ambiente de imersão que leva o publico a degustar dessa vivência.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s