Preparando-se para o mercado

Entrevista-de-Emprego-Como-Se-Preparar-Para-A-Segunda-Fase-2

“Um bom profissional sempre está se adaptando ao mercado, procurando estratégias únicas de conquistar os seus clientes, ampliando sua rede de contatos e, consequentemente, sendo bem sucedido.“

Como sabemos, é impossível dentro do meio musical desconsiderar palavras como mercado e empreendedorismo. Segundo pesquisas, o estudo do mercado musical envolve conhecer um pouco mais dos consumidores, fornecedores e concorrentes.

rico_e_pobre

Entretanto percebemos que, por despreparo, muitos músicos sofrem devido a atuação de profissionais mal qualificados, que oferecem preços baixos e até mesmo, de baixa qualidade. O aperfeiçoamento técnico e a estrutura formada pelo conhecimento musical organizado é extremamente importante para a atuação do músico, contudo fica claro que na situação supracitada esse preparo é desvalorizado por uma presença pobre da classe no mercado. A identidade profissional do músico enfraquece e empobrece a medida que se torna comum encontrar “meio-profissionais”com pouco ou nenhum preparo para a questão mercadológica.

A proposta de hoje é começar a mostrar que antes de começar qualquer negócio é necessário realizar uma pesquisa de mercado. Conhecer quanto o consumidor pode pagar por um produto bom e qual ou como oferecer um produto bom por um bom preço é fundamental. Na música os consumidores são, em primeira mão, nossos ouvintes, depois nossos alunos, depois outras classes de consumidores secundários. Entender os valores e serviços oferecidos na sua região de atuação é fundamental.

O ato de empreender, portanto começa com o conhecimento do mercado. E o conhecimento do mercado começa com o reconhecimento dos consumidores e clientes potenciais. Como criar uma ponte acessível entre o músico e seu cliente. Como valorizar esta ponte? Quais atrativos ela deve ter? As pessoas precisam sentir prazer em atravessá-la. Precisam sentir segurança, confiança. Ainda que a qualidade do seu trabalho enquanto músico possa garantir tudo isso ao seu cliente, é preciso que esta consciência empírica chegue até ele. Confira o próximo artigo!

Quer ajudar o Grupo ViolãoBrasil?  Inscreva-se no nosso canal!

 youtube

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s